segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Colorado Ithaca – A Catarina iria pedir mais.......


Imperadores são realmente pessoas privilegiadas, e, quando recebem o epíteto de “Grande”, geralmente de bobos não têm nada… Catarina, a Grande, quando viajou à Inglaterra, conheceu as stouts e se apaixonou perdidamente. Gostou tanto que pediu que barris do escuro líquido fossem mandados para sua corte em quantidade suficiente para aplacar a sua sede. Porém, com a longa viagem, a cerveja nunca chegava em condições de ser consumida. Mas Catarina não se deu por vencida e utilizou aquele poder de persuasão que só os tiranos têm. Resultado: a cervejaria Barclay, em Londres, desenvolveu uma stout robusta e alcoólica o suficiente para aguentar o tranco da viagem e chegar em condições de ser consumida pela czarina e seus súditos. E a cerveja chegou de fato em perfeitas condições (tinha mais de 10% de volume alcoólico), fazendo um sucesso estrondoso e instantâneo na corte russa. Daí em diante esse tipo de stout foi batizada de Russian Imperial Stout.

A Colorado cunhou sua Imperial Stout com sotaque brasileiro ao desdobrar a boa experiência obtida na utilização de rapadura na produção da Colorado Indica utilizando rapadura preta na receita deste novo projeto. Inicialmente batizado de Colorado Vintage Black Rapadura, esbarrou na máquina burocrática governamental, travando frustrante e interminável batalha com o órgão responsável pelo registro de marcas, o Ministério da Agricultura. Finalmente, foi rebatizada de Ithaca, em alusão à Odisséia e à homérica luta travada para que a liberação se concretizasse. O longo envelhecimento forçado acabou sendo benéfico para a cerveja e o lançamento foi feito de forma caprichada, numa edição especial, em caixa de madeira, e garrafa vedada com cera dourada (em alguns casos, vermelha). O que vem dentro da garrafa é uma imperial stout legítima, equilibrada e incrível. Seguramente uma das melhores cervejas do Brasil.



Aparência: Cor preta, espuma morena densa e abundante, sem translucidez.

Aromas: Café, chocolate amargo, maltes torrados, frutas escuras (ameixa, passas), álcool.

Sabor: Café, chocolate, maltes torrados, banana passa, vinho do porto, licor de chocolate. Ficou licorosa, com belo corpo, álcool intenso (10,5%), que na degustação é perceptível mas não é extremo. Amargor proveniente mais da torrefação do que da lupulagem. A potência dos maltes, das notas torradas e do álcool estão equilibradas, resultando numa cerveja prazerosa de se beber.

A Colorado Ithaca pode ser comprada pelo site da própria Cervejaria Colorado: http://www.cervejariacolorado.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário