
Chegou mais uma opção literária (em português!) para os amantes de cervejas: o livro de Steven Hales intitulado "Cerveja & Filosofia".
Nas suas quase 300 páginas, somos agraciados com 15 artigos de especialistas em cerveja, sejam professores, críticos, mestre-cervejeiros, discursando sobre questões tais como: autenticidade cervejeira, como tratar a questão do gosto, o que é um estilo, sobre qualidade, fac-símile versus realidade, indústria e marketing, prazeres superiores e inferiores, cerveja e amizade, cerveja e sociedade, até mesmo indagações de pensadores como Platão, Kant, Berkeley e Nietzsche acerca dos efeitos da bebida. A mestre-cervejeira e uma das grandes referências nacionais quando o assunto é cerveja, Cilene Saorin, ajuda na apresentação do livro.
A cerveja é uma das bebidas mais antigas do mundo, e certamente uma das mais democráticas. Durante toda a história, poucas bebidas acumularam tamanha bagagem cultural, política, econômica. Este livro é uma ótima contribuição para instigar nossos pensamentos de forma a nos ajudar a entender a importância da cerveja e diversas questões que permeiam o seu consumo. Quando sentamos para tomar uma cerveja, não estamos apenas diante de um líquido que faz espuma e solta gás. Muitos pensamentos estão por trás deste hábito milenar.