terça-feira, 7 de junho de 2011

Dicas de Livros – Produção de Cerveja Artesanal





Antes de se envolver no hobby de fazer cerveja, recomenda-se ler bastante antes, se informar sobre o processo e tentar entender os princípios básicos de reações dos ingredientes. Fazer uma boa cerveja pela primeira vez não é tão simples assim, demora algumas levas para que sua cerveja fique a contento. Equipamentos limpos e adaptados para a produção artesanal, bem como ingredientes especiais são fundamentais. Deve-se dizer também que fazer uma boa cerveja envolve um custo, exige um espaço razoável e faz bastante sujeira! Quanto mais informação for possível obter antes de começar a produzir, melhor será! Pesquise nos Blogs de Cervejeiros, Álbuns do Flick, comunidades do Orkut, Google, Sites de Cervejarias e Homebrewing, Livros, Cursos, mande emails!

Degustar bons exemplares de cerveja também ajudará a refinar o paladar, para que sua cerveja não seja um mico e denigra os bons paladares cervejeiros!

Uma excelente dica é este livro do John Palmer. Simplesmente fantástico para quem quer entender os princípios básicos. Ele descreve cada passo e explica porquê e como fazer. No processo de fabricação tudo tem uma razão, e cada passo terá reflexos na qualidade final da cerveja! O livro é em inglês, mas a linguagem é super fácil! Item indispensável, pode ser comprado pela Internet em sites de livrarias.

Outra boa dica é How to Design Great Beers, do Ray Daniels. Igualmente fantástico, este livro é melhor para quem já está iniciado com a produção, uma vez que é bem mais técnico e possui diversas receitas de cervejas. Fácil de ler, ilustrado, é uma ótimo guia para balizar a produção das cervejas caseiras!

Ou, para quem quer se familiarizar com o mundo cervejeiro, vale muitíssimo a pena adquirir o livro do expert M. Jackson, 500 classic beers, que traz ilustrações belíssimas e informações de cervejas do mundo inteiro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário