quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dica de cervejas para a Páscoa.

Para quem pensa que essa mistura não é possível, já mostramos aqui com a sommelier Bia Amorim como harmonizar. Agora o foco é apresentar rótulos que combinem com o doce e amargo da iguaria.

O site Beercode reuniu dicas básicas de estilos que combinam com o tipo de chocolate. Dei uma resumida aqui embaixo:

Chocolate Meio Amargo
Combina com cervejas mais potentes como Dry Stout, Schwarzbier, Dunkel ou até mesmo uma Oatmeal Stout. Para chocolates com mais de 60% de cacau, as indicadas são as Imperial Stouts, pois são mais alcoólicas que causam sensação de aquecimento e ajudam a derreter o chocolate na boca.

Chocolate ao Leite
A doçura deste chocolate combina com cervejas tipo Stout, que apresenta notas tostadas de café e chocolate, ou com residual adocicado. Neste caso podemos casar cervejas do tipo Chocolate Stout, Dry stout ou Robust Porter.

Chocolate Branco
Com estes chocolates, mais doces e pastosos, a harmonização no paladar acontece com as Fruit Lambics, que tem notas frutadas e mais ácidas, para quebrar a gordura do chocolate. Também podemos harmonizar com as Brow Ales que apresentam notas de caramelo, ou Strong Pale Ales, que trazem notas de toffe.

Trufas
No caso de trufas de chocolate, a indicação fica para Belgian Dark Strong Ales e Doppelbocks que se misturam e se confundem com o recheio na boca. Já as trufas mais cremosas, doces e suaves combinam com cervejas mais adocicadas. E para as trufas recheadas com frutas secas, os estilos Scotch Ale e Old Ale, com notas de passas, nozes e amêndoas.

Agora confira uma seleção de cervejas que combinam muito bem com chocolate:

Meantime Chocolate Porter (6,5%)

Meantime Cerveja e chocolate

Estilo: Porter
A cervejaria inglesa criou este rótulo onde o sabor dos maltes torrados combina com o chocolate amargo. Tem consistência licorosa, não é adocicada e quase não é notado lúpulo em seu paladar.
Meantime Chocolate Beer recebeu a medalha de bronze no International Beer Competition em 2005. Harmoniza com cheesecake, petit gateau e torta de Chocolate.

 

Baden Baden Chocolate Beer (6%)

Baden Baden Chocolate Cerveja e chocolate

Estilo: Specialty Beer
A edição especial foi criada para o inverno e tem aroma de notas adocicadas de baunilha e chocolate. Ela leva cacau na sua fervura e baunilha na sua maturação, além do malte de cevada e trigo. Na boca, aparecem os amargores de maltes tostados e do lúpulo.
Harmoniza com sobremesas de chocolate, como brownie, petit gateau e panna cotta de chocolate, sobremesas de frutas, sorvete de creme e tiramisù.

 

Bodebrown Cacau IPA (6,5%)

Cacau Ipa Cerveja e chocolate

Estilo: India Pale Ale
A Cervejaria paranaense criou o rótulo em conjunto com Greg Koch, da cervejaria norte-americana Stone Brewing Company. Esta cerveja recebeu toques de Cacau de Ilhéus (Bahia) torrado e triturado, ficando com 6,5% no teor alcoólico.
É uma cerveja com aromas e sabores fortes. Ela possui aromas que lembram frutas cítricas provenientes das adições de lúpulos cítricos norte-americanos combinando com os aromas que remetem ao chocolate provenientes das adições de cacau. No sabor encontramos um balanço entre o maltado com caramelo. Conquistou a medalha de ouro no 1º Festival Brasileiro de Cerveja, em 2013.
Combina bem com rosbife, queijo provolone, chouriço e hambúrguer.

 

Wäls Petroleum (12%)

Wals PetroleumCerveja e chocolate

Estilo: Russian Imperial Stout
Da cervejaria brasileira que conquistou a primeira medalha de ouro na Copa do Mundo da Cerveja, este rótulo é do estilo Russian Imperial Stout. Produzida com diversos tipos de grãos escuros, corpo aveludado ,licoroso e denso. Aromas complexos de chocolate belga, café, toffee e caramelo. Amargor equilibrado.
Espuma de baixa formação e longa durabilidade. Maturada com cacau extra bruto/torrado Belga. Harmoniza com carnes vermelha, combina muito bem com sobremesas a base de chocolate e sorvete de baunilha.

 

Young´s Double Chocolate Stout (5,2%)

Youngs Double Chocolate cerveja  e chocolate

Estilo: Sweet Stout
No quesito combinação com chocolate, esta é o primeiro e mais tradicional rótulo que combina o melhor das duas paixões. Feita com barras do tradicional chocolate Cadbury, adicionado junto ao lúpulo durante a fase de cozimento da cerveja, é uma unanimidade entre os especialistas, nota A no site Beer Advocate e 89 Pontos no site Tastings.
Aroma de frutas escuras, chocolate e lúpulos. Rico sabor de chocolate, bem equilibrado, não muito doce, final longo e saboroso. Encorpada, acompanha bem várias sobremesas ou pode ser degustada sem acompanhamento.

 

Black Chocolate Stout (10%)

Black Chocolate Stout cerveja  e chocolate

Estilo: Russian Imperial Stout
Cerveja da americana Broklyn, elaborada com uma seleção de maltes tostados, produzindo notas intensa de chocolate e café. Densa e alcoólica, Black Chocolat Stout apresenta uma aparência preta opaca e viscosa, com uma espuma de creme bege-escuro consistente.
O chocolate amargo, porém, domina o paladar. Combina com tiramisú, petit gateau e torta de Chocolate e crème brûlé.

 

Colorado Demoiselle (6%)

Colorado Demoiselle cerveja  e chocolate
Estilo: Porter
Demoiselle, uma cerveja escura e que leva café na sua formulação. Esta cerveja Porter é feita com maltes importados da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana, uma das áreas produtoras de café mais importantes do Brasil e que tem grande produção de cafés finos.
Ela apresenta uma coloração marrom escura, muito próxima do café, com uma espuma caramelo que, sem surpresa, lembra a espuma formada por um bom expresso. Assim que sai da garrafa, é possível sentir o aroma intenso de malte torrado e do café, mas de forma bem equilibrada. A boa para ser degustada com pratos defumados ou mesmo uma sobremesa de chocolate.



Fontes:
http://manualdohomemmoderno.com.br
http://beercode.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário