segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cervejaria Fuller´s


A cervejaria Fuller's é uma empresa familiar que ocupa o prédio da antiga cervejaria Griffin que produziu cerveja por mais de 350 anos no distrito de Chiswick, em Londres. Os antigos donos do negócio Douglas e Henry Thompson e Philip Wood, se aproximaram de John Fuller no século 19 em busca de um investimento que ajudasse a manter a parceria. John se juntou à parceria no ano de 1829, mas em 1841 a parceria foi dissolvida. Em 1845 John Bird Fuller, filho de John Fuller, se uniu a Henry Smith e a seu cunhado John Turner, fundando a Fuller Smith & Turner que é o nome da empresa até hoje. Ainda hoje há representantes das famílias Fuller e Turner trabalhando na empresa e todas as famílias estão fortemente representadas como acionistas, já que a empresa abriu o capital em 1929.

A cervejaria Fuller's é mais conhecida no Reino Unido pela sua London Pride, a cerveja premium acondicionada em barris líder de mercado, mas eles possuem uma grande variedade de cervejas em estilo inglês. Algumas delas podem ser encontradas no Brasil. Estas são algumas das melhores cervejas inglesas encontradas por aqui. Neste post vou comentar sobre as cervejas:

-London Pride
-1845
-ESB
-London Porter
-Golden Pride

Ficarei devendo a degustação de outras cervejas que também já podem sem encontradas no Brasil:

-Honey Dew (uma Golden Ale leve e refrescante feita com ingredientes orgânicos).
-Vintage Ale (uma cerveja safrada, feita uma vez por ano com os melhores ingredientes e baseada na receita da Golden Pride).
-India Pale Ale (uma IPA recém chegada ao Brasil).


Fuller's London Pride - Bitter, Ale, 4.7%ABV, garrafa 500ml.

Cor: Cobre, limpida.
Espuma: Média formação e baixa duração, boa consistência, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, caramelo, lúpulo, cítrico.
Paladar: Malte, doce , caramelo, cítrico, amargor final prolongado e intenso, corpo médio/baixo.

Ótima cerveja. Possui um perfil de lúpulo bem marcante, com um ótimo aroma floral e cítrico. O malte aparece com a presença de caramelo. Poderia ter melhor corpo.


Fuller's 1845 - English Strong Ale, Ale, 6.3%ABV, garrafa 500ml.

Cor: Cobre escura/marrom, límpida.
Espuma: Alta formação e duração, cor bege, ótima consistência.
Aroma: Malte, doce, lúpulo, caramelo, toffee, frutado (frutas cozidas), cítrico.
Paladar: Malte, doce, caramelo, toffee, frutado, cítrico, amargor final prolongado e intenso, corpo médio.

Ótima cerveja. Mais maltada e frutada que a London Pride com a mesma presença de lúpulo no aroma e no sabor. Ótima representante da escola inglesa. Foi lançada pela primeira vez em 1995 para comemorar o aniversário de 150 anos da cervejaria.


Fuller's ESB - Extra Special Bitter, Ale, 5.9%ABV, garrafa 500ml.

Cor: Cobre escura, límpida.
Espuma; Alta formação e duração, cor bege e boa consistência.
Aroma: Malte, doce, lúpulo, caramelo, toffee, frutado, cítrico.
Paladar: Malte, doce, lúpulo, caramelo, toffee, frutado, cítrico, amargor final prolongado e delicioso.

Boa cerveja. Adoro lúpulo e por isso sou suspeito ao falar. Já ganhou 7 vezes o título de melhor Strong Ale inglesa pelo CAMRA (Campaign for Real Ale).


Fuller's London Porter - Porter, Ale, 5.4%ABV, garrafa 500ml.

Cor: Preta, reflexos vermelho rubi.
Espuma: Média formação e média/baixa duração, cor bege escura, bela consistência, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, lúpulo, chocolate, caramelo, torrado.
Paladar: Malte, doce, chocolate amargo, caramelo, torrado, ótimo amargor final, prolongado, ótimo corpo.

Ótima cerveja. Esta é uma das minhas Fuller's preferidas. Em síntese esta seria a cerveja de chocolate amargo. O aroma e o sabor de chocolate são muito claros e fáceis de perceber. O amargor é delicioso e complementa perfeitamente o caramelo e o chocolate que vêm dos maltes. O amargor do lúpulo parece ser potencializado pelo torrado do malte. Ótima para acompanhar sobremesas à base de chocolate.


Fuller's Golden Pride - Barley Wine, Ale, 8,5%ABV, garrafa 500ml.

Cor: Cobre escura, levemente turva.
Espuma: Média formação e baixa duração, cremosa.
Aroma: Malte, doce, lúpulo, caramelo, melaço, toffee, frutado (cerejas), leve álcool.
Paladar: Malte, doce, caramelo, melaço, toffee, frutado (cerejas), álcool, bom amargor final, persistente, ótimo corpo.

Fuller's India Pale Ale




Para quem procura uma boa cerveja inglesa hoje no Brasil, sem dúvida alguma as melhores opções estão nas produções da Fuller's. O histórico da cervejaria Fuller's já foi postado aqui em outro momento, assim como meus comentários sobre várias cervejas produzidas por eles e disponíveis em nosso país: London Pride, Golden Pride, London Porter, ESB, 1845 e Honey Dew. Até hoje não me decepcionei com nenhuma dessas cervejas, a não ser pela Honey Dew que é uma produção mais leve e sem grandes destaques, propositadamente lançada pela cervejaria para competir com o crescente interesse do consumidor britânico por cervejas Lagers.

Hoje coloco aqui minhas impressões sobre a India Pale Ale, a qual estava devendo aos leitores. Muitos já sabem dessa história, mas como recebemos também leitores iniciantes na cultura da boa cerveja acredito que seja válido reforçar que a India Pale Ale é um estilo de cerveja típico da Inglaterra. O surgimento desse estilo é atribuído a necessidade de transportar cervejas em navios durante o século XVIII, época que a Índia era uma colônia inglesa. Segundo relatos, existia a necessidade de fabricar uma cerveja que pudesse ser transportada nas longas viagens de 4 meses entre a Inglaterra e a Índia sem que chegasse estragada. Cervejas com maior teor alcoólico e maior presença de lúpulo conseguiam se manter mais estáveis durante as viagens, já que tanto o álcool como o lúpulo possuem propriedades conservantes. A India Pale Ale foi portanto uma adaptação das tradicionais English Pale Ales (ales pálidas) que, devido ao maior teor alcoólico e à maior proporção de lúpulo, adquiriram mais corpo e amargor. Para os que estão mais adiantados no tema, eu recomendo a leitura do site criado pela cervejaria Meantime sobre a origem das IPA e do artigo no blog Zithophile acerca de uma polêmica sobre o criador do estilo, George Hodgson. No mesmo blog Zithophile ainda podemos ler outro artigo onde o autor tenta embasar tudo que afirma.


Fuller's India Pale Ale - India Pale Ale, 5.3%ABV, garrafa 500ml.

Cor: Âmbar, límpida.
Espuma: Média formação e duração, cor marfim, boa consistência, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Lúpulo, malte, adocicado, caramelo, picante, cítrico, frutado (laranja).
Paladar: Malte, doce, caramelo, lúpulo, picante, cítrico, frutado (laranja). bom amargor final, de boa intensidade e duração, corpo médio, boa textura, carbonatação média.

Ótima cerveja. Muito malte e muito lúpulo no conjunto bem balanceado e equilibrado. Tem como destaque um amargor intenso e duradouro ao final de cada gole. O lúpulo aparece com toques picantes, típicos de variedades inglesas, e cítricos/ frutados, lembrando laranjas.

Fuller's Organic Honey Dew

A Fuller's Organic Honeydew é uma cerveja orgânica que tem a adição de mel de abelhas em sua receita. Ela é aprovada pela Soil Association, uma entidade britânica que promove e certifica alimentos orgânicos e naturais. Segundo a cervejaria Fuller's esta é a cerveja orgânica mais vendida no Reino Unido. A proposta do fabricante é de que ela seja uma cerveja referescante e de alto drinkability, tanto que existe uma sugestão de serví-la com pedras de gelo e fatias de limão no copo. Pude degustá-la das duas formas e comparar o efeito.



Fuller's Organic Honeydew - Blond/Golden Ale, Ale, 5% ABV, garrafa 500ml.

Cor: Dourada/âmbar clara, levemente turva.
Espuma: Boa formação e média duração, cor branca.
Aroma: Malte, doce, mel, leve lúpulo, fermento, pão.
Paladar: Malte, doce, mel, amargor final de média/baixa intensidade, alta carbonatação, corpo leve.

Cerveja leve e refrescante com um toque adocicado de mel no aroma e no sabor. O lúpulo está presente e pode ser percebido no aroma e com um leve amargor final. Existe um bom equilíbrio entre o doce e o amargor. Ela não é uma cerveja que tenha um grande destaque mas é boa e bem fácil de tomar. Com certeza uma cerveja que deve agradar bastante o público feminino. A própria cervejaria informa em seu site que ela agrada até mesmo aqueles que não tem costume de beber cerveja. Eu digo que é uma bebida refrescante com um bom toque de sabor doce e amargo.


A adição de pedras de gelo e fatias de limão deixou a cerveja mais gelada, com um corpo mais leve e aguado e um toque cítrico e de limão, principalmente no sabor. O amargor continuou presente e combinou bem com o cítrico. O mel ficou menos presente. Estas características ficavam cada vez mais evidentes à medida que o gelo derretia. Passa a impressão de ser muito mais um coquetel ou um refresco do que uma cerveja. Não ficou ruim, mas também não é o que mais espero de uma boa cerveja!






Nenhum comentário:

Postar um comentário