quarta-feira, 4 de março de 2015

Stout: uma escura, nem tão gelada

Cremosas, produzidas com malte de cevada torrada. De cor escura e aroma forte. Assim são as cervejas Stouts. Descendentes das cervejas Porters, ambos estilos britânicos, as Stouts nasceram no século 17. Variam de mais leves a mais fortes, mas são sempre cervejas encorpadas e escuras. Inicialmente produzidas para serem exportadas para a Rússia, precisam ter alto teor alcoólico (de 8% a 12%) para suportar a viagem.
– Para uma Stout ser especial, ela deve ser boa naquilo a que se propõe. Muitos acreditam que é uma cerveja necessariamente pesada, mas não é verdade. Se não é refrescante, ela pode ser bastante fácil de beber, com notas de café e chocolate bastante agradáveis. Um erro muito comum é tomar Stouts geladas. É uma cerveja pra ser tomada entre sete e 13 graus, com exceção dos chopes nitrogenados (têm nitrogênio em vez de gás carbônico na constituição), que podem ser tomados a quatro graus – opina o mestre-cervejeiro André Vasquez.
Altamente gastronômicas, combinam com pratos salgados e doces. Mas quando o assunto é sobremesa, as Stouts dão um show. Basta envolver chocolate, caramelo, nozes, frutas secas ou baunilha que combinará muito com uma Stout.

OS ESTILOS

Irish Dry Stout: Utiliza-se cevada torrada em vez de malte de cevada torrada na produção desta cerveja. Bebida cremosa, lembra café. A Guinness é o exemplo mais famoso, mas existem outros rótulos que chegam ao Brasil, como a North Coast Old no. 38.

Sweet Stout/Milk Stout: Mais leve, menos amarga e com leve aroma frutado. Esse tipo de cerveja pode ter adição de lactose para adoçar. Bastante cremosas e com pouca carbonatação.

Oatmeal Stout: São cervejas que levam aveia em sua composição, o que lhe dá maior cremosidade e leve aroma de nozes.

American Stouts: São mais amargas por conta do uso de lúpulos americanos. Esses lúpulos (ora cítricos, ora frutados) também são percebidos no aroma, junto com o
malte torrado. São geralmente mais alcoólicas.

Foreing ou Extra Stouts: Stouts feitas com mais malte e mais lúpulo para suportar viagens além-mar. São mais fortes e mais amargas.

Imperial Stouts (ou Russian Imperial Stouts): Muito apreciadas pela corte russa no século 18, essas Stouts são as mais alcoólicas. Já com um corpo licoroso, pode ter, além dos tradicionais café e chocolate, aromas de vinho do porto e ameixas.

RÓTULOS PARA EXPERIMENTAR


North Coast Old no. 38 (EUA) 

Excelente Irish Dry Stout, com apenas 5,6% de teor alcoólico e muita personalidade, malte torrado e lúpulos americanos.


Belhaven Stout (Escócia)
Tradicional, leve e maltada, com aromas bastante agradáveis de lúpulos florais.


Mad River Steelhead Extra Stout (EUA)
Uma Sweet Stout leve e com um balanço interessante de amargor e doçura.


Dum Petroleum (BRA)
Trata-se de uma Imperial Stout de Curitiba. Muito torrada e alcoólica, com adição de cacau e aveia.

Seasons BigFoot (BRA)
Com alto teor alcoólico (11,3%), esta Russian Imperial Stout conta com um combo de maltes caramelo e três tipos de maltes torrados.


North Coast Old Rasputin (EUA)
Imperial Stout americana. Quase um licor, realmente incrível.


Harviestoun Ola Dubh (Escócia)
Produzida a partir da excelente Old Engine Stout. É maturada em barris de uísque Highland Park de diversas idades.

Brooklyn Chocolate Stout (EUA)
Tem adição marcante de chocolate Lost Coast amargo.



Eight Balls (EUA)
Esta American Stout é um excelente exemplar de Stout com jeitão americano. Amarelinha e aromática, com notas cítricas.

Rogue Shakespeare Oatmeal Stout (EUA)
Esta cerveja leva adição de aveia. É absolutamente cremosa e aveludada.



Rogue Double Chocolate Stout  (EUA)
Esta cerveja é uma Russian Imperial Stout de 9% de álcool e 50 de IBU, evolução da Rogue Chocolate Stout. A receita une quatro estilos de malte (Great Western 2-Row, C120, Chocolate, Rogue Farms Dare & Risk), dois de lúpulo (Cascade e Rogue Micro Hopyard Revolution Hops) mais aveia e cevada tostadas, mel e chocolate meio amargo holandês. 



fonte:http://www.destemperados.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário