Chegou mais uma opção literária (em português!) para os amantes de cervejas: o livro de Steven Hales intitulado "Cerveja & Filosofia".
Nas suas quase 300 páginas, somos agraciados com 15 artigos de especialistas em cerveja, sejam professores, críticos, mestre-cervejeiros, discursando sobre questões tais como: autenticidade cervejeira, como tratar a questão do gosto, o que é um estilo, sobre qualidade, fac-símile versus realidade, indústria e marketing, prazeres superiores e inferiores, cerveja e amizade, cerveja e sociedade, até mesmo indagações de pensadores como Platão, Kant, Berkeley e Nietzsche acerca dos efeitos da bebida. A mestre-cervejeira e uma das grandes referências nacionais quando o assunto é cerveja, Cilene Saorin, ajuda na apresentação do livro.
A cerveja é uma das bebidas mais antigas do mundo, e certamente uma das mais democráticas. Durante toda a história, poucas bebidas acumularam tamanha bagagem cultural, política, econômica. Este livro é uma ótima contribuição para instigar nossos pensamentos de forma a nos ajudar a entender a importância da cerveja e diversas questões que permeiam o seu consumo. Quando sentamos para tomar uma cerveja, não estamos apenas diante de um líquido que faz espuma e solta gás. Muitos pensamentos estão por trás deste hábito milenar.
Quando teremos outro evento com chopps?!
ResponderExcluirAproveitando as dicas leterárias, algo um pouco mais básico, mas bem bacana são os guias de cerveja e de degustação, mas são mais para apreciar do que produzir!
Outra dica, só de bebidas, site de Porto alegre: www.tragobarato.com.br bem bacana a idéia dos caras, vale a dica até para o Agua de Beber!
abraços