segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Conheça o estilo de cerveja oficial do Halloween

Hoje se comemora o dia das bruxas, e se existe um estilo de cerveja que é a cara desta data, esse estilo é Pumpkin Ale.  


O estilo Pumpkin Ale não é novo, reza a lenda que essas cervejas começaram a ser produzidas no período da colonização americana. Contudo, elas caíram no esquecimento, só retornando para as prateleiras e mesas na década de oitenta, devido ao  movimento da cerveja artesanal americana.  

Muitos não sabem quem é o Jack O’Lantern, mas todos conhecem aquele boneco de abóbora com boca e olhos, símbolo do Dia das Bruxas. E por ser uma cerveja que leva abóbora em seu processo de fabricação, acabaram virando sinônimo do Halloween. 
 

O estilo Pumpkin Ale é produzido a partir de uma cerveja base, de qualquer estilo, e com inserção desse abóbora em diferentes partes do processo de fabricação da bebida. Outros condimentos também são bem-vindos, como por exemplo, canela, nós moscada, gengibre, cravo, dentre outros. No geral, o estilo deve apresentar um bom equilíbrio entre o estilo de cerveja base e o sabor da abóbora com os temperos, e normalmente são cervejas de com âmbar e  sabor adocicado.  
 
No Brasil, muita gente ainda não conhecem o estilo, devido a dificuldade de se encontrar exemplares fora das lojas especializadas. A boa notícia é que com a demanda por cervejas diferenciadas, o consumidor clama por novas experiências gustativas, o que impulsionou importações e deste e de outros estilos. No ano passado, a Brooklyn Post Road Pumpkin Ale desembarcou em terras brasileiras.
 

No Brasil, algumas cervejarias também passaram a produzir Pumpkin Ales. É possível que a primeira Pumpkin Ale nacional tenha sido produzida em 2011 pela Sauber Beer, cervejaria de Mogi Mirim. A cervejaria paranaense Bier Hoff, também tem a sua interpretação do estilo, que já chega ao mercado de Curitiba e região e deve ter o lançamento ainda este mês. e por fim tivemos a Pumpkin Ale da Klein Bier lançada em 2012.  
 
fonte:http://www.cervasfortal.com.br 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário