sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Schneider Weisse


A alemã Schneider Weisse é uma das cervejarias mais tradicionais da Baviera. Poucos sabem, mas ela foi uma das principais responsáveis para que as cervejas de trigo não se tornassem um estilo extinto da bebida. Há cerca de 200 anos, a produção das cervejas de trigo era uma exclusividade estatal na Alemanha, ou seja, apenas a família real da Baviera tinha a autorização para realizar a sua produção.


Com o fortalecimento do consumo de outros estilos, houve um grande declínio nas vendas das Weiss Beer e, consequentemente, uma drástica diminuição da sua elaborção. Durante o auge dessa crise, em 1872, o Rei Ludwig II decidiu interromper totalmente a produção. Foi aí que entrou em ação o nosso herói, George Schneider, que comprou a concessão e o direito exclusivo de produzir as Weiss. E, até hoje, a Schneider Weiss é sinônimo de qualidade quando falamos das cervejas feitas com trigo.  

Cervejaria localizada na cidade de Kelheim , Alemanha,  todos os rótulos da Schneider Weiss seguem a lei da pureza alemã. Os nomes também geram curiosidade: o “Tap”, que nomeia cada rótulo, deriva da palavra em inglês “Taphandle”, que significa torneira de chopp. Para promover suas 7 cervejas, a cervejaria mantém 7 torneiras plugadas nos barris. A mais consumida recebeu o nome de Tap 7, e assim sucessivamente.

Curiosidades sobre as Schneider Weisse 

Muito mais que cervejas de trigo refrescantes e saborosas, as Tap’s da Schneider Weisse possuem diversas curiosidades que tornam a cervejaria ainda mais lendária. Divirta-se, a seguir, com algumas dessas histórias (e depois aproveite para degustar cada rótulo).

Schneider Weisse Tap 6 Unser Aventinus 




É a primeira criação de Mathilde Schneider, de 1907. Após a morte do marido mestre-cervejeiro fundador, George Schneider, ela tomou as rédeas e assumiu o controle da cervejaria (e não deixou a desejar, pois consolidou-a como a principal cervejaria weiss da Alemanha). A Tap 6 é uma doppelbock, uma cerveja de trigo de coloração rubi escura, não filtrada, e com o elevado teor alcoólico de 8,2%. Sua apresentação no copo impressiona pela espuma densa e consistente.

Harmoniza com: pratos alemães, carnes de caça, linguiças e salsichões variados, assados na panela e queijos mais fortes com roquefort e gorgonzola e sobremesas feitas com chocolate meio amargo.


Schneider Weisse Tap 5 Meine Hopfen-Weisse


Uma grande inovação no que diz respeito à cervejas de trigo. É uma inédita explosão de lúpulos que faz essa weizendoppelbock única. Feita da parceria entre duas gigantes do mundo cervejeiro (a própria Schneider e a norte-americana Brooklyn Brewery), é uma cerveja super refrescante, com as notas já clássicas de banana e cravo (que se tornam coadjuvantes depois que encontram o toque herbal dos já tão amados lúpulos americanos, que vêm cativando admiradores por todos os cantos do mundo). O teor alcoólico também se difere das cervejas de trigo, apresentando 8,2% de abv, além do amargor não muito comum ao estilo, que enche o seu copo de personalidade.
Harmonizações: Comida Mexicana, Truta, Carne de Pato e Cordeiro.



Schneider Aventinus Weizen-Eisbock 



Fruto de um erro que deu certo. A princípio, era conhecida como a mais forte doppelbock de trigo da antiga Baviera. Mas, em 1940, devido ao armazenamento sem controle de temperatura, todos os barris congelaram parcialmente. Ao provar o líquido fruto do descongelamento, todos ficaram perplexos com o seu sabor. Ciente dessa história, Hans Peter Drexler, mestre cervejeiro da cervejaria Schneider Weisse, decidiu recriar esse “erro” clássico em uma instalação controlada. Assim, a Aventinus Eisbock renasceu 60 anos depois, e permanece viva até hoje.





fonte:http://blog.haveanicebeer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário