sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O Vale da Cerveja fica em Porto Alegre


Porto Alegre guarda um segredo: o Vale da Cerveja é aqui. Logo ali no bairro Anchieta, próximo ao Aeroporto Salgado Filho, sete cervejarias produzem alguns dos melhores exemplos artesanais do país - a Oito, oitava cervejaria do bairro já está em franca instalação e, em breve, aumentará a produção da região. Em comum, essas cervejarias têm a causa e a forma como começaram, em casa. Mas os presenteados somos nós, que podemos ter ao alcance de poucos quilômetros o que se acredita ser mais do que uma bebida: uma experiência sensorial.

Pioneiro no Vale da Cerveja, Leonardo Sewald, proprietário da Cervejaria Seasons, conta que o hobby começou a se tornar trabalho (ou missão) em uma viagem à Alemanha com a mulher, Caroline Bender: 
- A ideia era mesmo fazer um tour cervejeiro porque nós já fazíamos cerveja em casa, mas voltamos de lá com a certeza de que deveríamos transformar nossa paixão em negócio.
Instalado no bairro Anchieta desde agosto de 2010, Sewald viu o grupo de cervejarias se formar em torno das ruas do bairro.

- A primeira produção da Seasons foi feita meses depois, em dezembro daquele ano - lembra Sewald, refererindo-se ao primeiro lote da Funhouse, uma belgian blonde que, por não ser tão amarga nem tão forte, é considerada a cerveja de entrada para o universo da marca.
Sewald, mestre cervejeiro com curso no Siebel Institute of Technology, de Chicago (EUA), diz que o mote da Seasons é produzir cervejas com qualidade, criatividade e consistência:
- Queremos criar uma experiência diferente. Para nós, cerveja é arte e entretenimento. Nossos rótulos, por exemplo, são reflexos da nossa expressão artística.
A poucas quadras da Seasons, está a cervejaria Irmãos Ferraro. Nascida em 2009, ela está no bairro desde 2013. Rodrigo Ferraro diz que antes de se mudarem para lá a produção era caseira. Atualmente, a cervejaria tem oito rótulos e produz cerca de 7 mil litros por mês.

Grupo de cervejeiro se une para ampliar o negócio

Filipo Andreolla, proprietário da Baldhead, conta que a ideia de ter um grupo formal dos empresários do ramo no bairro Anchieta surgiu quando havia seis cervejarias instaladas por lá:
- Tivemos a ideia de fazer reuniões e discutir o negócio. Hoje, compramos garrafas e malte em parceria e compartilhamos fornecedores. E dessa forma conseguimos reduzir custos de todas as empresas envolvidas.
O grupo se fala diariamente por e-mail e por mensagens via WhatsApp (eles têm um grupo).
- Trocamos ideias todos os dias. O corporativismo é muito forte entre nós - conta Andreola.
Prova dessa união é a primeira Porto Alegre Beer Fest, que será realizada nos pátios de uma das cervejarias da região, a Babel, no dia 15 de novembro. A ideia do evento, aberto ao público e que pretende divulgar as cervejas produzidas por ali, surgiu nessas conversas entre os empresários.
- Antes de mais nada, somos cervejeiros caseiros que se ajudam - complementa Maurício Chaulet, da cervejaria Lagom, que está no bairro Anchieta desde 2012.

PORTO ALEGRE BEER FEST

No dia 15 de novembro, o grupo promoverá o primeiro grande evento que reunirá as cervejarias. A ideia do Porto Alegre Beer Fest nasceu das conversas entre os cervejeiros, e a vontade deles é que o evento se repita anualmente. Os ingressos já estão sendo vendidos a R$ 15.

Quando: 15/11, das 11h às 18h
Onde: Cervejaria Babel (Rua Provenzano, 333, bairro Anchieta), em Porto Alegre
Quanto: ingressos antecipados a R$ 15. Comes e bebes serão vendidos separadamente.


As cervejarias e suas criações

Baldhead
Endereço: Rua Vítor Valpírio, 350

Kojak: Mais novo lançamento da Baldhead, é uma IPA com aroma intenso e amargor equilibrado, produzida com um único tipo de lúpulo, o americano Columbus.

Babel
Rua Provenzano, 333
Lucky Jack: De coloração âmbar, esta ale inglesa tem amargor moderado e um toque de caramelo. Lembra também algo frutado. Mas, basicamente, é deliciosa.

Irmãos Ferraro
Praça Jorge Godofredo Felizardo, 70 
Caturripa: De cor amarelada, ilude quem pensa que é uma cerveja muito leve, pois seu sabor é marcante. É uma american IPA (india pale ale), lançada há pouco mais de um mês, em setembro.

Lagom
Rua Ângelo Dourado, 118
Mogango Ale: A cerveja comemorativa ao Halloween deste ano está sendo lançada hoje, quando estará nos dois bares da Lagom, nos bairros Moinhos de Vento e Bom Fim. Muito saborosa, tem entre seus ingredientes noz-moscada, cravo e canela.

Oito
Rua Vitor Valpírio, 70
(Em breve, estará em funcionamento)

Seasons
Rua Ângelo Dourado, 185
GreenCow: É a cerveja com mais saída da Seasons, apesar de não ter sido pensada para ser o carro-chefe da marca. Trata-se de uma cerveja forte e bastante amarga. É a leitura que a cervejaria fez de uma american IPA.

Távola
Rua Vitor Valpírio, 430
Távola Blonde Ale: Produzida a partir de malte de cevada e de um blend de lúpulos, a cerveja tem uma coloração amarelo claro.  Leve e refrescante, tem amargor suave. 

Tupiniquim
Rua Angelo Dourado, 205
Extra Fancy IPA: Forte, saborosa, marcante. Assim é esta IPA. De um amarelo claro, ela tem consistência, perceptível na degustação.

fonte:http://www.destemperados.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário