segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cervejaria Desnoes & Geddes (Red Stripe)



A clássica cerveja da Jamaica é a Red Stripe, produzida por Desnoes & Geddes. A parceria entre Thomas Hargreaves e Eugenes Desnoes resultou na abertura da fábrica Surrey Brewing em 1927. O nascimento da cervejaria foi, mais tarde, considerado um marco na história da Jamaica. Quando a Jamaica ganhou sua independência da Inglaterra em 1962, um colunista do The Daily Gleaner disse que a data real de independência deveria ter sido em 1928, quando foi feita a primeira produção cervejeira, muito além da capacidade da pequena colônia.

A primeira Red Stripe foi produzida em 1928 e a busca por qualidade foi uma medida adotada desde o início. Com a pretensão de produzir cerveja de qualidade, o primeiro mestre cervejeiro da Jamaica, Paul Geddes viajou o mundo com o colega Bill Martindale para que juntos pudessem desenvolver a fórmula de Red Stripe. Hoje a Red Stripe é produzida na Jamaica usando rigorosos processos de qualidade e já ganhou vários prêmios internacionais em decorrência disso. Sua marca registrada está em garrafas de 355ml e 700ml e com pescoço mais curto que o tradicional. Já a Dragon Stout, cerveja também produzida pela Desnoes e Geddes, é conhecida por seu alto teor alcoólico – 7,5% em uma embalagem de 300ml.

A cervejaria Desnoes & Geddes teve 51% de suas ações compradas, em 1993, pela Guinness Brewing Worldwide, hoje Diageo. Depois dessa aquisição, a Diageo conseguiu expandir internacionalmente o comércio tanto da Red Stripe quanto da Dragon Stout, além de importar para a Jamaica sua marca global, a Guinness. A Diageo e a Heineken mantêm relações comerciais de distribuição e comercialização do mercado no Caribe, o que justifica a presença também da marca Heineken no país.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário