segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Duvel


A Duvel (pronuncia-se como Dú-véu, em português) é sem dúvida alguma uma das melhores cervejas do mundo por ser extremamente complexa, alcoólica e ao mesmo tempo agradável e fácil de beber. É uma bebida clássica e deu início ao estilo Belgian Golden Strong Ale.

A história da cervejaria Duvel Moortgat começa em 1871, quando Jan-Leonard Moortgat fundou a, até então, cervejaria Moortgat na cidade de Puurs, entre Bruxelas e Antuérpia na Bélgica. Era uma cervejaria familiar com a produção vendida somente no mercado local. Em 1890, os irmãos de Jan-Leonard, Albert e Victor, assumiram os negócios. Albert virou o mestre-cervejeiro e Victor distribuia os produtos em uma charrete. Em 1919, Albert viajou para a Escócia para obter uma amostra da levedura da cerveja McEwan's. Esta levedura até hoje é utilizada na fabricação da Duvel.




No ano de 1923 uma nova cerveja foi lançada pela cervejaria e recebeu o nome de Victory Ale para celebrar o final da I Guerra Mundial. A cerveja era diferente de tudo que era servido na Bélgica. Segundo o web site da cervejaria, foi um sapateiro e amigo de Albert Moortgat que descreveu a cerveja como um verdadeiro diabo. Daí surgiu o nome para a cerveja que passaria a ser conhecida como Duvel, que em flamenco significa diabo. Outras cervejarias belgas começaram a lançar suas versões para a mesma cerveja e algumas até mesmo batizavam suas versões com nomes que também se aproximavam do significado da original, como Lucifer ou Satan.

A Duvel é uma cerveja peculiar, pois é feita com maltes claros franceses, a levedura derivada de ales escocesas, lúpulos Saaz (tcheco) e Styrian Golding (esloveno) vindos do leste Europeu e somente a água é belga. Os maltes claros entraram para a receita da Duvel somente na década de 70 devido ao sucesso de cervejas claras na época. Antes a cor da Duvel era mais escura. Esta mistura resulta em uma cerveja com aparência clara e brilhante de uma Lager como uma Pilsener, com a robustez e a complexidade de uma Ale.

Uma das melhores partes de degustar uma Duvel é o ritual para serví-la. A taça da cerveja já é um espétáculo por si só, lindíssima. A temperatura de serviço deve estar entre 8 e 10°C para garantir a melhor percepção dos aromas e sabores da cerveja. Ao manipular a garrafa, devemos tomar o cuidado para não misturar a levedura que está decantada no fundo. Este mesmo cuidado deve ser tomado ao servir na taça, deixando a levedura na garrafa com um pouco da cerveja. Este ritual serve para deixar a cerveja límpida e transparente. A formação de espuma é tremenda e impressiona.



Que belo conjunto! Que espuma belíssima! Bem consistente.

Duvel - Belgian Golden Strong Ale, Ale, 8.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada, levemente turva (acabou caindo um pouco do fermento).
Espuma: Altíssima formação e duração, cor branca, com uma das conisitências mais densas e bonitas, deixando muitas marcas espessas pelas paredes da taça.
Aroma: Malte, doce, frutado (abacaxi, laranja), fermento, mel, álcool, picante, lúpulo, leve cítrico.
Paladar: Malte, doce, frutado (abacaxi, laranja), leve cítrico, fermento, mel, álcool, picante, amargor final, ótimo corpo.



Olha só o padrão das marcas deixadas pela espuma na taça.

Ótima cerveja. Complexa, clássica, deliciosa. A espuma é uma das mais bonitas do mundo da cerveja. Aroma frutado bem presente e gostoso. Boa presença de fermento e malte. Doce pronunciado no aroma e no sabor. Álcool presente mas muito bem equilibrado, mesmo quando a cerveja estava mais quente no copo.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário